Friday, May 16, 2003

Cidade Biz

Pneumonia asiática turbina o uso da internet em Hong Kong", copyright Cidade Biz (www.cidadebiz.com.br), 15/05/03


"A procura por compras, educação, notícias e serviços bancários ou médicos na Internet disparou em Hong Kong nas últimas semanas, por causa da epidemia da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars). Uma pesquisa mostrou que, temendo a contaminação, muita gente está preferindo ficar em casa e recorrer à rede mundial de computadores.

A consultoria Nielsen/NetRatings disse que em abril o número de usuários ativos da internet no território cresceu mais de 10% pela primeira vez desde fevereiro de 2001. O tráfego de informações também aumentou, porque as pessoas estão visitando sites que normalmente não consultariam, segundo o diretor de marketing da empresa, Peter Steyn.

A Sars é um tipo de pneumonia que surgiu no final do ano passado no sul da China e de lá se espalhou pelo mundo. A epidemia chegou a Hong Kong em março.

Segundo a Nielsen/NetRatings, a média de crescimento nos ‘page views’ em abril foi 44% maior do que em relação a fevereiro, quando a doença ainda não causava pânico em Hong Kong.

Nesse período, os sites de notícia tiveram 40% mais visitas. O movimento nos sites educativos aumentou 36%, e nos dos bancos, 27%.

O comércio eletrônico teve um aumento de 15% no seu movimento, número que poderia ser maior se na conta não entrassem categorias que foram abaladas pela epidemia - viagens ou reservas para cinema e espetáculos, por exemplo. A Nielsen/NetRatings não fez a pesquisa em outras regiões da Ásia atingidas pela Sars."

No comments: